No dia 29 de maio aconteceu nosso 2º encontro. No primeiro momento fizemos um debate sobre as questões dos textos de referência do Tp3 proposto no encontro anterior. Algumas professoras cursistas encontraram um pouco de dificuldade ao resolver as questões, mas com o debate conseguiram esclarecer suas dúvidas. No segundo momento começamos a analisar o TP3 por unidade, sempre acompanhando com o datashow. Vimos algumas charges e debatemos a respeito do conhecimento de mundo que o individuo tem que ter para conseguir interpretá-las. Ouvimos a música "Mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor" na voz de Zé Ramalho e trabalhamos a atividade do cordel no AAA3. Uma das professoras cursistas encontrou dificuldade no estudo dos TP3, ela acha que essa dificuldade se deu porque começamos pelo TP3 e não pelo PT1, é aquela concepção que algumas pessoas tem de começar sempre pelo 1, mas tentei explicar pra ela o porquê de começar pelo TP3 e que na verdade a ordem não prejudicaria o andamento das oficinas.
As cursistas fizeram um texto semelhante à "Lasanha à recessão gratinada", após o término das redações fizemos uma paradinha para o cafezinho.
Passamos em seguida para a análise das sequências tipológicas , vimos a narração a descrição, o injuntivoae o preditivo. Separei então, a turma em pequenos grupos para criarem técnicas de como ensinar dissertação. A representante de cada grupo apresentou a sua atividade, todas muito dinâmicas e criativas. Distribui à turma ainda dividida em grupos, alguns jornais, que é um recurso riquíssimo em gêneros textuais. Pedi que elas escolhessem quatro gêneros e criassem atividades com eles, estas atividades deveriam ser adaptadas para serem trabalhadas em turmas de 5ª à 8ª série. Este trabalho foi muito interessante, porque surgiu uma variedade incrível de maneiras de trabalhar com gêneros textuais. Foi neste momento que me surgiu uma ideia; dividi a turma em dois grupos, um para trazer técnicas de redação, outro para trazer técnicas de interpretação usando o material do GestarII. Cada encontro duas cursistas irão apresentar as suas atividades, uma de redação e outra de interpretação, com isso quando chegarmos ao fim dos encontros teremos mais de vinte e cinco técnicas diferentes para trabalhar em sala de aula, sem contar nas que irão surgir no decorrer das oficinas. No princípio algumas ficaram apreensivas pelo fato de ter que expor suas ideias ao grande grupo. Vamos ver se vai dar certo.
Foi proposto que elas aplicassem em sala de aula o avançando na prática da unidade 10 p. 64 e logo após as cursistas fizeram a avaliação da aula.
Calendário dos encontros(Oficinas)
22/05 1º encontro (apresentação)
29/05 2º encontro (aula)
05/06 3º encontro (projeto)
19/06 4º encontro (oficina)
26/06 5º encontro (aula)
10/07 6º encontro (oficina)
17/07 7º encontro (aula)
07/08 8º encontro (oficina)
28/08 9º encontro (aula)
04/09 10º encontro (oficina)
Algumas avaliações:
" Achei o encontro interessante e os temas abordados bastante motivantes para o meu desempenho profissional. A interpretação é ponto fundamental para que as crianças e jovens compreendam o mundo ao seu redor e se tornem cidadãos mais críticos e conscientes."
"O encontro foi gratificante com uma proposta de trabalho que vai de encontro a nossa realidade, onde cada colega teve a oportunidade de manifestar-se dando opiniões, sugestões e ampliando seus conhecimentos. o material didático oferecido é rico com inúmeras atividades que nos fazem refletir"
"Neste encontro percebi que Santa Vitória estava melhorando a sua qualidade de ensino, mediante a qualidade de textos e de assuntos expostos pela formadora. Não podemos perder então, nenhuma aula para não ficar atrás das outras, ou seja, em pensamento ou conhecimento"
"A aula foi muito bem explanada pela profª formadora, que se mostrou muito atenciosa às atividades que foram surgindo no decorrer da aula. Foi muito agradável e interessante, o material é instigante, chama atenção`, as técnicas usadas são totalmente ricas e poderão ser usadas em sala de aula."
"Neste encontro lemos os textos e discutimos sobre os aspectos que foram questionados, isto é, as questões proposta na prática, pois alguns alunos encontrarão dificuldades para interpretar e encontrar as respostas.
A aula foi agradável, porque proporcionou discutir sobre temas atuais, fazendo comparações entre o antigo e o moderno"