sábado, 30 de maio de 2009

e-mails enviados ao profº Djalma e devidamente respondidos por ele...

E-MAIL:Oi Djalma, Eu tenho uma turma de 28 professoras só que me disseram que só poderia ter 25 professores por turma, mas vai ser impossível dividir a turma já que não há outro horário viável. Muitas professoras trabalham nos três períodos e estão fazendo um força enorme para conciliar os horários de trabalho com as oficinas. Os encontros estão sendo na sexta-feira à noite porque várias professoras já estão fazendo o pró-letramento no sábado. Posso continuar as oficinas com esse número de professoras?Ah! Obrigada pelos emails, estão sendo muito úteis.
bjus e até a próxima dúvida.

RESPOSTA:Samine,
Claro que pode. Se tivéssemos turmas menores seria ótimo, mas 28 é um bom número.abraços
Djalma

E-MAIL:
Oi Djalma,
Pois é, como surgem dúvidas, né? Se um professor faltar e nó próximo encontro ele apresentar um atestado médico, eu devo aceitar e colocar presença pra ele? Já tenho professores que estavam presentes na abertura, pegaram o material e não compareceram no 2º encontro
. Me ajude, por favor! Ah! A coordenadora administrativa também ganha algum certificado? BeijosAté a próxima dúvida...

RESPOSTA:Samine,a dinâmica de presença/faltas é você que faz. è complicado acontecer coisas como estas. Você deve fazer um controle de presença sim. Caso o professor não obtenha 75% de presença... (O QUE PODEMOS FAZER???) Nada!!!Pena não termos compromisso !!Agora, uma coisa deve ser pensada: o professor está fazendo uma formação continuada em horário de serviço. Se ele faltar, essa falta deve ser justificada. Se sua secretaria vai abonar as faltas com atestado? Cada secretaria tem a sua autonomia. Na minha opinião, se o professor apresentar um atestado médico, significa que não estava em condições, mas justificou. Quanto à certificação da Coordenadora: ela fez a formação comigo em Porto Alegre? Caso tenha feito, será certificada pela UNB. Caso ela não tenha feito e queira fazer com você, ela terá que fazer como professor cursista e adotar uma turma para aplicação das atividades.Abraços
Djalma

quarta-feira, 27 de maio de 2009

"O grande dia" ABERTURA DO GESTARII



Nesta última sexta-feira, dia 22 de maio aconteceu a abertura do GestarII na minha cidade. Fizeram-se presentes alguns vereadores, os representantes dos prefeitos e secretários de educação da cidade do Chuí e Santa vitória do Palmar, a imprensa, diretores e coordenadores das escolas municipais das duas cidades, a coordenadora do Gestar II, professor formador de matemática, eu, além de um grande número de professores de português e matemática de ambas cidades.



No primeiro momento, a coordenadora do GestarII fez a abertura do evento, saudou a todos presentes, apresentou os professores formadores e passou a palavra primeiramente ao professor formador de matemática que explicou toda a estrutura do GestarII. Após, foi minha vez de falar sobre toda parte pedagógica e avaliação dos professores cursistas. A coordenadora abriu espaço para que todas as autoridades presentes pudessem falar, então assistimos ao vídeo "O saber e o sabor".


Era visível a curiosidade dos professores cursistas em saber mais sobre o projeto, porém achamos mais adequado que todas as dúvidas fossem esclarecidas mais tarde, no momento em que eles já estivessem organizados, cada grupo com seu professor formador.


A coodenadora encerrou o evento e convidou a todos para o coquetel, que sem dúvida alguma estava muito bem organizado.


Após o coquetel, reuni todos os professores de português na minha sala, fiquei muito feliz ao ver que o número de professores presentes ali, era muito maior do que eu esperava. Era uma turma de 27 professoras, que esperavam ansiosas para esclarecerem suas dúvidas. A primeira coisa que fiz foi entregar o material a elas. A agitação tomou conta da sala, todas falavam ao mesmo tempo e faziam inúmeras perguntas. Pedi então, que pegassem o TP3, os AAAs e o guia geral. Fiquei por volta de uma hora só explicando o funcionamento e a riqueza do material que elas tinham em mãos. Depois que foram esclarecidas todas as dúvidas sobre o material, passei para a parte do cronograma e avaliação. Fiquei muito satisfeita em ver que as professoras começaram a ficar mais tranquilas em relação ao funcionamento do GestarII. Resolvi propor uma atividade que não estava no meu planejamento, mas pensei ser importante saber o que o elas pensavam a respeito da desvalorização do professor e a educação atual. O grande grupo assistiu ao vídeo "A velha profissional" e após, organizaram-se em pequenos grupos para debater e escrever suas opinião a respeito do assunto proposto.


Vinte minutos depois, abri espaço para o debate do grande grupo. Foi muito bom ficar sabendo a


opinião de todos, sei que isso vai ser importante no decorrer do curso.


Para dever de casa, pedi que lessem o PT3 e fizessem as atividades dos textos de referência. Não poderia pedir mais que isso, visto que o tempo entre esse encontro e o próximo é de exatamente uma semana e também, porque oito professoras ainda tinham recebido o material, porém me comprometi tirar xerox de todas as atividades e mandar para elas.







ABERTURA DO GESTARII








Supervisora de matemática de Santa Vitoria, eu e a coordenadora do GestarII





COQUETEL
















COQUETEL






















Minha turma "trabalhando"




















Um dos textos produzidos pelos professores cursistas



CHARGE






terça-feira, 26 de maio de 2009

Nova reunião!!!

No dia 21 de maio, na parte da tarde, descobrimos que os kits não chegariam a tempo da abertura do GestarII, ficamos apreensivos. Foi feita então, outra reunião. Percebemos que seria impossível a troca da data do evento, visto que todos os convites já haviam sido entregues e a encomenda do coquetel confirmada. Sendo assim resolvemos fazer a abertura, mesmo sem o número suficiente de kits.

1ª reunião

No dia 11 de maio, foi feita uma reunião com a coordenadora administrativa e pedagógica do Gestar II da minha cidade com parceria com o Chuí, supervisoras de português e matemática, professor formador de matemática e eu.
Passamos todas as informações a respeito do GestarII e o que aconteceu durante a semana que estivemos em Porto Alegre. Em meio a tantos assuntos, percebemos que o número de kits que tínhamos não seria suficiente para formar nem a metade dos professores das duas cidades. Resolvemos marcar uma reunião com o Secretário de Educação do Chui. Nesta reunião conseguimos entrar em contato com cidades que tinham alguns kits sobrando e estavam dispostos a nos ceder. O Secretário do Chuí ficou responsável pela aquisição desse material.
Ficou resolvido, nesta reunião, que a abertura do GestarII seria feita no dia 22 de maio à noite.

sábado, 9 de maio de 2009