Nesta última sexta-feira, dia 22 de maio aconteceu a abertura do GestarII na minha cidade. Fizeram-se presentes alguns vereadores, os representantes dos prefeitos e secretários de educação da cidade do Chuí e Santa vitória do Palmar, a imprensa, diretores e coordenadores das escolas municipais das duas cidades, a coordenadora do Gestar II, professor formador de matemática, eu, além de um grande número de professores de português e matemática de ambas cidades.
ABERTURA DO GESTARII
Supervisora de matemática de Santa Vitoria, eu e a coordenadora do GestarII
COQUETEL
COQUETEL
Minha turma "trabalhando"
Um dos textos produzidos pelos professores cursistas
CHARGE
No primeiro momento, a coordenadora do GestarII fez a abertura do evento, saudou a todos presentes, apresentou os professores formadores e passou a palavra primeiramente ao professor formador de matemática que explicou toda a estrutura do GestarII. Após, foi minha vez de falar sobre toda parte pedagógica e avaliação dos professores cursistas. A coordenadora abriu espaço para que todas as autoridades presentes pudessem falar, então assistimos ao vídeo "O saber e o sabor".
Era visível a curiosidade dos professores cursistas em saber mais sobre o projeto, porém achamos mais adequado que todas as dúvidas fossem esclarecidas mais tarde, no momento em que eles já estivessem organizados, cada grupo com seu professor formador.
A coodenadora encerrou o evento e convidou a todos para o coquetel, que sem dúvida alguma estava muito bem organizado.
Após o coquetel, reuni todos os professores de português na minha sala, fiquei muito feliz ao ver que o número de professores presentes ali, era muito maior do que eu esperava. Era uma turma de 27 professoras, que esperavam ansiosas para esclarecerem suas dúvidas. A primeira coisa que fiz foi entregar o material a elas. A agitação tomou conta da sala, todas falavam ao mesmo tempo e faziam inúmeras perguntas. Pedi então, que pegassem o TP3, os AAAs e o guia geral. Fiquei por volta de uma hora só explicando o funcionamento e a riqueza do material que elas tinham em mãos. Depois que foram esclarecidas todas as dúvidas sobre o material, passei para a parte do cronograma e avaliação. Fiquei muito satisfeita em ver que as professoras começaram a ficar mais tranquilas em relação ao funcionamento do GestarII. Resolvi propor uma atividade que não estava no meu planejamento, mas pensei ser importante saber o que o elas pensavam a respeito da desvalorização do professor e a educação atual. O grande grupo assistiu ao vídeo "A velha profissional" e após, organizaram-se em pequenos grupos para debater e escrever suas opinião a respeito do assunto proposto.
Vinte minutos depois, abri espaço para o debate do grande grupo. Foi muito bom ficar sabendo a
opinião de todos, sei que isso vai ser importante no decorrer do curso.
Para dever de casa, pedi que lessem o PT3 e fizessem as atividades dos textos de referência. Não poderia pedir mais que isso, visto que o tempo entre esse encontro e o próximo é de exatamente uma semana e também, porque oito professoras ainda tinham recebido o material, porém me comprometi tirar xerox de todas as atividades e mandar para elas.
ABERTURA DO GESTARII
Supervisora de matemática de Santa Vitoria, eu e a coordenadora do GestarII
COQUETEL
COQUETEL
Minha turma "trabalhando"
Um dos textos produzidos pelos professores cursistas
CHARGE
Nenhum comentário:
Postar um comentário