segunda-feira, 6 de julho de 2009

5º encontro

Neste dia 26 de junho, com temperatura de 2°c, tivemos nosso 5º encontro, este destinado ao estudo do TP4. Como já tínhamos combinado no encontro anterior, o grande grupo foi dividido em 4 pequenos grupos para que cada um fizesse a leitura de uma unidade. A minha intenção era começar a aula com o debate das atividades dos textos de referência, mas antes mesmo de dar início a aula, as cursistas já estavam debatendo o conteúdos das unidades que leram e nervosas para dar suas opiniões. Não teve jeito. Tive que começar pelo estudo do TP. Elas elogiaram muito o TP4, dizeram que ele vem bem de encontro com o maior problema dos alunos que por não terem o hábito de ler, não conseguem interpretar nem escrever bons textos. Várias cursistas usaram em suas aulas atividades do TP4 e do AAA4 durante a semana e adoraram o resultado, ressaltaram também que os alunos perceberam a diferença na dinâmica das aulas.
Aproximadamente 8 cursistas ficaram responsáveis por cada unidade do Tp, fomos passando as imagens no data show e comentando o conteúdo. No grupo, há ainda algumas professoras com aquela concepção que é preciso valorizar muito mais a gramática do que a leitura e a interpretação. Elas acreditam que os grandes escritores foram e ainda são estudiosos da gramática, e que seus textos são reflexos desse estudo e conhecimento, foi então que lemos os textos de alguns autores como: "Patativa do Assaré", Paulo Freire, Gabriel Pensador e por último, para descontrair um pouco, o texto de Luiz Fernando Veríssimo "O gigolô das palavras". É difícil para uma professora de mais de 20 anos de magistério mudar seu pensamento, mas tenho certeza que o debate, a opinião da maioria das colegas e sobre tudo os depoimentos destes grandes escritores, fará com que elas reflitem sobre suas práticas. Surgiu polêmica também na 1ª seção da unidade 14, onde fala da correção das interpretações de texto. O interessante foi que as mesmas professoras que valorizam mais a gramática, também pensam que o aluno precisa chegar a um único entendimento do texto, o delas. Após a análise das unidades fizemos um pequeno intervalo e voltamos pra assistir ao filme "Narradores de Javé". Debatemos muitas questões que o filme aborda como a importância da escrita, os traços de oralidade daquela comunidade, o papel do escriba e também a diferença entre letramento, alfabetização e escolarização. Como já passavam das onze horas da noite, deixamos as atividades dos textos de referência para o próximo encontro. Foi proposto o avançando na prática da página 80 para a oficina do próximo encontro.
Foi o encontro mais longo, debatido e proveitoso até agora, no fervor da conversa esquecemos até do frio...




Obs: neste dia não foi feita a avaliação do encontro. ESQUECI!!!!!

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